"A atitude com que você se compromete com a prática de prestar atenção e estar no presente é decisiva. É o solo sobre o qual cultivará a capacidade de acalmar a mente e relaxar o corpo, de se concentrar e ver com mais clareza." - Jon Kabat-Zinn

 

    Uma situação simples pode te chamar a atenção, e de repente você percebe que estava no "piloto automático". 

  • As pessoas que estão à sua volta reclamam que você pouco escuta o que elas têm para lhe dizer?  

  • Está sempre cansado(a) e nunca tem tempo para descansar e se divertir?

  • Sua pressão vai a mil quando alguma coisa dá errado?

  • Tem a sensação de que as pessoas não entendem o que você quer dizer?

  • Seus filhos cresceram rápido demais e agora não tem tempo pra você?

    Eu te faço essas perguntas para que você comece a se dar conta de que algumas coisas estão sinalizando a presença de um "piloto automático" em sua vida. E Mindfulness é basicamente o contrário de "Piloto Automático". A palavra Mindfulness significa "Consciência no momento presente" ou "Atenção Plena".

 

   Imagine se você estiver consciente em cada momento da sua vida. Quais os tipos de decisões você poderia tomar?

 

    "Como Instrutora de Mindfulness eu gosto de dizer que Mindfulness é o nosso estado consciente de presença, utilizando todos os nossos sentidos, sendo cultivado pela intenção consciente de apenas se dar conta de que algo está presente e é como se apresenta." - Cilene Giacometti

   

    Mindfulness é uma prática pessoal e intransferível! Cada prática é única, e as pessoas que praticam Mindfulness entram em contato com suas próprias experiências. A experiência se apresenta de muitas formas, como por exemplo:

- pensamento

- sensação

- sentimento

- emoção

- som


   A prática de Mindfulness não requer esforço, apenas observamos a experiência do momento presente, cultivando consciência.

 

   Aos meus alunos de Mindfulness eu gosto sempre de lembrar, que existem algumas atitudes que precisam ser cultivadas para que a prática de Mindfulness seja uma boa prática :

- Não julgamento

- Paciência

- Mente de Principiante

- Confiança

- Não esforço

- Aceitação

- Desapego

 

    O praticante de Mindfulness (Atenção Plena, ou Consciência), precisa cultivar a intenção genuína de querer apenas praticar, sem criar expectativas sobre o que está acontecendo no momento presente, e enquanto pratica, ele apenas mantém-se presente e observa sua experiência.

 

    Para os praticantes de Mindfulness não existe mágica, nem "cura milagrosa", o que existe é uma prática pessoal, que cientificamente já é comprovada quanto à promoção da saúde e qualidade de vida fisica e emocional desses praticantes.

 

   Você pode começar a praticar Mindfulness por apenas alguns minutos por dia, e aos poucos ir aumentando gradativamente esse tempo, isso vai depender muito de sua necessidade e disponibilidade. 

 

    Já que você está aqui! Esta é uma boa oportunidade para praticar Mindfulness!

 

Conheça uma breve prática. Apenas feche os seus olhos, e aperte o play:

 

    Para saber mais como você pode participar de um Programa de Mindfulness, envie um e-mail pra mim:

E-mail: cilene.giacometti@humanoscoaching.com.br

 

Acompanhe-me nas redes sociais:

Instagram: @presença_mindfulness @cilene.giacometti @humanoscoaching

 

Um abraço Mindful!

 

Cilene Giacometti

Instrutora de Mindfulness Aplicado à Promoção da Saúde MBHP.

 

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