A Autogestão começa pela tomada de consciência sobre os seus comportamentos, depois passa pelo processo de clarificar, conhecer e saber o que te motiva a ter esses comportamentos, e por último classifica-los para montar um bom plano de ação que seja forte o suficiente para ser colocado em prática e concluído.

 

 

 

 

Para que você seja conduzido de maneira correta, eu escrevi um pouco sobre Perfis Comportamentais, é de extrema importância que você aprenda um pouco mais sobre este assunto, antes mesmo de se aventurar sem qualquer tipo de orientação profissional e mergulhar sozinho em um processo de desenvolvimento de sua Autogestão, você deve saber exatamente do que estamos falando.

 

Desde a antiguidade o homem busca a compreensão dos seus comportamentos. Os Gregos acreditavam que os elementos básicos da natureza: fogo, água, terra e ar influenciavam os comportamentos humanos.

 

Durante décadas esta premissa foi utilizada e desenvolvida, e já na Idade Moderna foi estudada por Jung como traços de personalidade, mencionando a classificação dos indivíduos nos tipos: Produtor, Sensitivo, Intuitivo e Analítico.

 

Nos anos 20, Marston construiu o modelo DISC, que são as iniciais de: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, sendo até os dias de hoje, amplamente utilizado por todo o mundo.

 

Você conhece os seus perfis comportamentais? Sabe quais são os seus perfis fortes e os a desenvolver?

 

Veja alguns exemplos:

 

"Sou comunicativo e desorganizado."

Perfil forte: Comunicador

Perfil a desenvolver: Analista

 

"Sou competitivo e impaciente."

Perfil forte: Executor

Perfil a desenvolver: Planejador

 

Existem diversos tipos de perfis comportamentais, e isso significa que algumas pessoas se desenvolvem mais por relacionamentos, outras pelo trabalho, há aquelas que gostam de mudanças e as que preferem status quo.

 

Se você percebe que está mais impaciente para as coisas que não gosta, isso significa que provavelmente o seu perfil comportamental predominante seja o Comunicador e que ele esteja extremamente alto, o que pode gerar um desequilíbrio em seu perfil Analista, é possível identificar isso observando se você possui alguns comportamentos do tipo: indisciplinado, não gosta de regras é mais informal e desorganizado.

 

Conhecer e saber quais são os nossos perfis a desenvolver é um primeiro passo para começar a desenvolver a sua Autogestão, o segundo é ter um plano claro e possível de ser realizado, para que você consiga mudar os seus comportamentos e alcançar as suas metas e objetivos.

 

Quantas vezes você já se viu em conflito com suas próprias ideias?

 

Tem o hábito de fazer análises sobre tudo e de ser muito crítico?

 

Tem a sensação de que não está evoluindo?

 

Desenvolva o seu Perfil Executor, pois, o seu Analítico está te dominando o tempo todo, logo o resultado se transforma em muito pensamento e pouca ação.

 

Em meus processos de CriaCoaching (Desenvolvimento Criativo), para este tipo de perfil eu sempre trabalho crenças conflitantes e aplico alguns exercícios mentais, como por exemplo os "Mind Maps".

 

É importante lembrar que nestes casos o Coachee deve se colocar a disposição das mudanças, deve ter o desejo de criar os seus próprios exercícios e se comprometer totalmente com o seu processo de desenvolvimento para a sua Autogestão.

 

Costumo dizer que, a medida que você se permite ser mais criativo, você acessa com maior facilidade os seus conhecimentos e se todo este processo estiver bem adequado a um perfil comportamental mais equilibrado, consequentemente você terá como resultados a evolução de sua Autogestão associada ao seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.

 

Conheça mais sobre os seus perfis comportamentais com o acompanhamento profissional e especializado, agende o seu horário conosco para um atendimento personalizado e exclusivo, que o apoiará a desenvolver a sua Autogestão e atingir os seus objetivos.

 

 

 

 

 

Por: Cilene Giacometti

Master Coach em Desenvolvimento Criativo.
Sócia e Proprietária da Humanos Coaching ®.
Please reload

Posts recentes
Please reload

Increva-se e receba
nossos textos em seu e-mail

Atendimento On-line de Segunda a Sexta das 8h às 17h

​​(14) 3021-2804 | (14) 98159-0003 | (14) 98199-4339

atendimentohumanos02@gmail.com

  • LinkedIn Humanos Coaching BR
  • Facebook Humanos Coaching Brasil
  • YouTube Humanos Coaching Brasil
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now