Convido você a fazer um exercício de clarificação do entendimento do perfil do novo profissional de mercado. Ainda no século XXI é comum encontrarmos profissionais com uma comunicação não assertiva, dificuldade em se relacionar, a potencialização de estresse, o não saber como prevenir um conflito, a dificuldade de flexibilizar-se para o trabalho, dificuldades com a socialização, e até mesmo de adaptação ou dificuldades em gerir pessoas.

   Por que então, acentua-se cada vez mais a necessidade de desenvolver rápido essas competências e habilidades nos profissionais do século XXI?

   Devido a própria demanda do mercado por resultados, a necessidade dos consumidores, as características trabalhistas no mundo, o mundo mais conectado, as pessoas tendo mais acessos e entendimento de um produto, da política, e um entendimento maior sobre conceitos e valores de uma empresa. Tudo bem que fomos educados a sermos tecnicistas. 

   Eu tenho clientes que são grandes profissionais mas que na maioria das vezes chegam para um processo de coaching com dificuldades de se relacionar com a equipe, com pessoas, que não conseguem extrair mais resultados dos seus colaboradores, pois estão se baseando apenas em "Hard Skills", competências técnicas e esquecendo-se das competências comportamentais que ele deveria ter desenvolvidas para lidar com estas situações de maneira mais tranquila, reduzindo o seu sofrimento.

   Você pode estar pensando neste momento que o que as empresas querem são os resultados, e que se você não for bom tecnicamente você não atingirá esses resultados, e que desenvolver competências comportamentais é uma consequência disso.

   Como especialista em desenvolvimento comportamental, eu vou lhe dizer que não dá pra ser especialista em tudo, e competência comportamental deve ser aprendida sim com boas escolas e bons profissionais, que podem lhe ajudar a trilhar o caminho certo.

   É por este motivo que hoje eu consigo ajudar tanta gente a desenvolver essas competências comportamentais, porque eu me especializei por mais de 10 anos, e continuo me especializando neste assunto.

   Em janeiro de 2016 foi divulgado pela The future of Jobs, um relatório do fórum econômico mundial que prevê as mudanças através da quarta revolução industrial, como: inteligência artificial, automação e robótica avançada, e nesse relatório foi verificado que o profissional vai ter que desenvolver ou fortalecer novas habilidades, e algumas delas são: gestão de pessoas, pensamento crítico, criatividade, negociação, capacidade para tomada de decisão e inteligência emocional.

   Existem habilidades para a liderança também, como coordenação e gestão de pessoas, porém, acredito que todas sejam fundamentais para qualquer cargo.

   Eu posso dizer por minhas próprias experiências profissionais que concordo com essas perspectivas do Fórum, porque quando atendo meus clientes, não existe a opção de querer ou não querer que este desenvolvimento de competências comportamentais aconteçam, pois isso já é uma realidade e uma necessidade.

   Um dos dados é que 65% das crianças que hoje estão na escola primária, irão trabalhar com tipos de profissão que não existem ainda.

   Dentro de todas as habilidades tem uma que se destaca de forma fundamental para o equilíbrio de todas as outras, que pela minha experiência profissional, é a Inteligência Emocional, falo isso, pois, atendo profissionais e realizo treinamentos diariamente e vejo essa necessidade em 90% dos meus clientes. Essa demanda ela existe porque não fomos educados emocionalmente.

   O ponto principal é que o nosso sistema emocional não pode ser apenas definido como um conjunto de emoções e sentimentos, o que estou falando é sobre um olhar para o sistema de qualidade de vida e superação de comportamentos, e posturas que podem ser apresentados de diversas formas, como em sua comunicação com os outros, assumir um papel profissional, ou aos seus próprios desafios internos, e para isso eu te convido a buscar a trabalhar com suas várias estruturas de sua Inteligência Emocional. Tudo isso não pode ser definido por você como somente em ler um livro de auto-ajuda, ou ir numa palestra de Inteligência Emocional, isso é bom e válido, mas não sustenta o seu processo de desenvolvimento. Você precisa de algo mais duradouro para aprender realmente como trabalhar e desenvolver o seu sistema emocional.

   Todo ano, eu ofereço, o que chamo de Especialização em Inteligência Emocional, um método que vai introduzir a Inteligência Emocional em sua vida de maneira duradoura.

 

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