Está cansado de fazer sempre as mesmas coisas e ter sempre os mesmos resultados?


Quer algo diferente para a sua vida profissional, mas não sabe como fazer isso?

 

 


Vou falar um pouco sobre o “Modelo de Negócios Pessoal”, um método criado e escrito por Tim Clark, em colaboração com Alexander Osterwalder e Yves Pigneuer, cocriado por 328 especialistas da vida profissional de 43 países.


O que este método tem a ver com a sua carreira? Sua vida profissional?


Ele ensina as pessoas a inovarem ou reinventarem suas carreiras, fala sobre como é possível criar um ciclo de vida “útil” para a sua profissão e ser feliz!


Ser o mesmo profissional que você era há alguns anos atrás é muito mais difícil do que aceitar, e saber lidar com a simples ideia de que você não é mais o mesmo.Como assim? O que isso significa?


Significa que a mudança é inevitável! Você já parou para reparar nisso? Ainda somos as mesmas pessoas que éramos há alguns anos atrás? Completamente não! Então, o que mudou? E por que mudou? Vivemos o futuro do nosso passado, então, como será o futuro do nosso presente?


Olhe com bastante atenção neste momento para a sua carreira, consegue separá-la em duas colunas, em um pedaço de papel? Do lado esquerdo você pode escrever as palavras que definem seus pontos positivos e do lado direito as que definem os pontos que precisam ser melhorados. Ok? 


Quando finalizar esta etapa, observe então e responda, em que lado você escreveu mais palavras? O que você observou com este pequeno e rápido exercício?
Talvez, você não tenha percebido que há algum tempo você já não é mais o mesmo, e é por isso, que precisa prestar mais atenção em você, em sua carreira ou em sua vida no geral.


Entre tantos profissionais, cocriadores de “Business Model You”, percebi que em suas experiências e relatos, existia um traço característico e peculiar de pessoas, que de um modo geral, ampliaram e modificaram suas percepções sobre elas mesmas e também sobre os outros. O ponto mais interessante é que todos sempre fizeram o seu melhor enquanto profissionais, mas, em algum determinado momento da vida, fazer o melhor, já não era mais tão bom assim quanto parecia ser a algum tempo atrás.


O grande passo para estes profissionais, sem dúvida nenhuma, foi o da redescoberta profissional, eles se reinventaram profissionalmente, respeitaram seus próprios limites, assumiram novos aprendizados, reconheceram que mudar era necessário e seguiram em frente.


Como estou falando sobre inovação em carreira faço referência ao “Business Model You” como uma possível ferramenta e irei representa-lo de maneira diferente, em tópicos e não em seu formato original, com algumas questões para você utilizar este modelo e começar a inovar em sua carreira. Preste atenção!

 

1. Principais parcerias: Quem ajuda você?

Suas relações pessoais te fortalecem profissionalmente? 
Suas relações profissionais te fortalecem enquanto Líder? Quem cuida de sua carreira?

 

2. Atividades Chave: O que você faz?
Suas competências estão sendo totalmente aproveitadas como deveriam ou poderiam ser?

 

3. Proposta de Valor: Como você os ajuda?
Qual é o sentimento de utilidade daquilo que você faz para os outros? Há algo que te diferencie dos demais colegas de trabalho? O quanto o seu trabalho é importante para os outros?


4. Relacionamento com Clientes: Como vocês interagem?

Você sabe expor suas ideias de forma clara e objetiva? É assertivo na forma como se comunica com seus pares no trabalho?

 

5. Clientes: Quem você ajuda?
Quem são os seus pares? Quem são as pessoas que agregam valor e valorizam o seu trabalho?

 

6. Recursos principais: Quem é você e o que você possui?
Quais são suas habilidades? Quais são os seus talentos? Quais são as suas competências?

 

7. Canais: Como chegam até você e como você entrega?
Você tem uma rede confiável de relacionamentos? Onde e com quem você se relaciona?

 

8. Estrutura de custos: O que você oferece?
Você mensura o retorno do investimento que faz em Capacitação Profissional? O quanto você investe anualmente em Cursos e Formações? O seu trabalho gera valor?

 

9. Fontes de receitas e benefícios: O que você ganha?
Está satisfeito com o seu salário? Precisa de algo melhor? Como conquistar isso?

 

Logo, utilizo-me dessas novas ideias, para deixar mais uma reflexão importante para você em sua caminhada profissional, busque ampliar sua visão e percepção sobre você e sua carreira, e pense um pouco mais sobre em quê você precisa melhorar, em quê você precisa mudar para se reinventar e se renovar profissionalmente, faça isso, e dará o salto que impulsionará a sua carreira e te transformará em um profissional de sucesso!

 

 

 

 

 

Por: Cilene Giacometti

Master Coach Instrutora do MBHP (Mindfulness-based Health Promotion).
co-CEO da Humanos Coaching Brasil
®.
Please reload

Posts recentes
Please reload

Increva-se e receba
nossos textos em seu e-mail

Atendimento On-line de Segunda a Sexta das 8h às 17h

​​(14) 3021-2804 | (14) 98159-0003 | (14) 98199-4339

atendimentohumanos02@gmail.com

  • LinkedIn Humanos Coaching BR
  • Facebook Humanos Coaching Brasil
  • YouTube Humanos Coaching Brasil
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now