Para compreender melhor o que é Inteligência Emocional primeiro precisamos pensar sobre: O que é Inteligência?

 

Inteligência é a capacidade de organizar, aprender, sistematizar e armazenar informações em nossa mente, assim como os sistemas é ela quem estrutura e define temporariamente o tamanho da nossa capacidade de ser “racional”.

 

Em seguida precisamos compreender o que são Emoções e como elas se encaixam no que denominamos de nosso Sistema Emocional.

 

O que é Sistema Emocional? Quais são as emoções e sentimentos que prevalecem sobre meus comportamentos, e o quanto isso impacta na minha postura e ação profissional enquanto Líder, por exemplo?

 

Quando os dois processos se encontram, é o momento em que precisamos desenvolver a nossa capacidade de entender melhor como pensamos e agimos, como reconhecemos nossas competências ou incompetências, como organizamos a nossa vida, nossos projetos, nosso trabalho, como sistematizamos as nossas Emoções e as utilizamos corretamente, a nosso favor e a favor de todos aqueles que estão a nossa volta e que direta ou indiretamente dependem dessa nossa capacidade e competência. Começamos a enxergar e a compreender melhor o que é bom e o que não é para o nosso desenvolvimento no geral e principalmente o desenvolvimento do nosso modo de agir e interagir com ambiente ao nosso redor.

 

O importante nessa história é potencializar nossas emoções positivas para fortalecer relações seja pessoal ou profissional, pois quando você trabalha com emoções mais adequadas você gasta menos energia podendo colocar mais intensidade no lugar que precisa e impactando positivamente o ambiente.

 

Trabalhar com emoções erradas consomem muita de nossa energia mental, nos dando a sensação de cansaço e estresse ao final de um dia agitado e corrido, assim como costumam ser os nossos dias geralmente. Os movimentos que tomam conta de nós nestes momentos são: desgaste físico, mental e social, vontade de dormir ou ficar quieto nos omitindo a todo o ambiente que está a nossa volta, nos bloqueando para viver novas e diferentes possibilidades e maneiras de se buscar o como atingir nossas metas e resultados.

 

Precisamos conhecer nossas emoções e entender como funcionamos, para ter um melhor rendimento no trabalho, maior desempenho de liderança pessoal e interpessoal e aumentar a nossa capacidade de perceber os pequenos detalhes que farão toda a diferença para compreendermos com maior clareza como podemos melhorar aquilo o que fazemos e até mesmo de resolver e solucionar problemas com menos estresse e com menor gasto de energia possível, poupando-a para outras atividades, como por exemplo investir mais tempo em seu aprendizado, suas relações pessoais, lazer, e equilíbrio emocional.

 

Mantenha-se no controle, utilize a sua Inteligência Emocional

 

 

Explore as suas Emoções, conheça como elas podem ser estruturadas, positivas ou negativas, ativas ou passivas. As Emoções ativas são aquelas que atuam sobre o ambiente e as Emoções passivas são aquelas que só reagem ao ambiente. Se quisermos potencializar os nossos resultados devemos utilizar as Emoções Positivas Ativas. Pense sobre como você tem utilizado e explorado a sua Competência Emocional e o quanto está utilizando-a neste momento, talvez perceba que ainda existe um grande potencial em você à ser explorado.

Daniel Goleman sistematizou e organizou informações sobre aquilo que hoje conhecemos como Inteligência Emocional, ele nos mostrou que nos dias atuais e para as próximas gerações o que nos destaca ou nos destacará enquanto Líderes será a nossa Competência Emocional. Por isso se faz tão importante o assunto nos dias de hoje. O que nos diferencia é a nossa capacidade de aliarmos nossa Inteligência com o nosso Sistema Emocional.

 

A Competência Emocional eleva nossa autoestima, nosso desejo de estar onde queremos estar, melhora nosso autocontrole e nossa estabilidade. Consequentemente obteremos melhores resultados.

 

 

Se a vida fosse um jogo de apostas eu apostaria em mim, e você?

 

Please reload

Posts recentes
Please reload

Increva-se e receba
nossos textos em seu e-mail

Atendimento On-line de Segunda a Sexta das 8h às 17h

​​(14) 3021-2804 | (14) 98159-0003 | (14) 98199-4339

atendimentohumanos02@gmail.com

  • LinkedIn Humanos Coaching BR
  • Facebook Humanos Coaching Brasil
  • YouTube Humanos Coaching Brasil
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now